Skip to content

Como surgiu a expressão "vale a pena" ?

out 25 2009
Deixei uma mensagem mais cedo no meu twitter perguntando se o seriado THE BIG BANG THEORY valia a pena. Daí, parei pra refletir em qual a origem da expressão “vale a pena”, adoro saber essas coisas. Bom, uma das versões eu conhecia da revista Aventuras na História que leio desde seu lançamento e diz:

“Pena” vem do grego poiné, como era chamado o dinheiro dado por um matador aos parentes de sua vítima – um tipo de indenização da época. Na mitologia grega, Poiné era ainda a deusa responsável por impor o castigo, ou seja, a pena. Alguns historiadores usam “poinas”, assim mesmo, no plural, para descrever os espíritos que se vingavam de quem matasse pessoas. O equivalente em latim, poena, virou sinônimo de dor, sofrimento e tipos de punição aplicados por juizados civis. O termo originou dezenas de palavras em diferentes idiomas. Antigamente, na França, usava-se a expressão para se referir a alguém bem remunerado – fulano valia o trabalho, o sacrifício. Ou seja, valia a pena.

Outra vem da mitologia egípcia e é mais a minha cara…hehe.
Segundo O Livro dos Mortos, uma vez preparado o cadáver e depositado no sarcófago, fazia-se uma procissão rumo ao túmulo e chegando lá o sacerdote realizava o ritual de abrir a boca da múmia, para que ela (múmia) voltasse à vida. Todo o material funerário, juntamente com o sarcófago e as oferendas, era depositado no túmulo, que, a seguir, era selado para que nada perturbasse o eterno repouso do defunto. Assim, o morto iniciava um longo percurso pelo mundo Além-Túmulo.
Anúbis, levava-o perante Osíris, o qual juntamente com outros deuses, realizava a chamada psicostasia, em que o coração do defunto era pesado. Se as más ações fossem mais pesadas que uma pena de avestruz, o morto iria para o Inferno Egípcio. Se passasse satisfatoriamente por essa prova, podia percorrer o mundo subterrâneo, cheio de perigos, até o paraíso (Campos de Iaru).
Assim, sua vida tinha que ser vivida de forma a valer a pena na hora do jugamento final.

Comentários

  1. vivaldino maio 30, 2014

    Na mitologia grega havia duas montanhas e só poderia passar por entre elas, somente aquele que estava com o coração totalmente puro e que estava na hora certa de passar por elas. Um dos homens disse: Eu sei que o meu coração é puro, mas será que está na hora de passar.
    Então ele pegou um pombo e soltou para voar na direção das duas montanhas. E as montanhas se chocaram contra o pombo e arrancou uma pena do rabo dele. Qual é o momento certo para você tomar uma atitude certa, caso contrário não vai valer a pena.

    Google Chrome 35.0.1916.114 Windows 7
    Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/35.0.1916.114 Safari/537.36
  2. Marco Cruz fevereiro 29, 2012

    O significado de “valer a pena” é tão imediato, mas é muito curioso como as pessoas não conseguem vê-lo. É como aquelas figuras de dois significados usadas em testes psicológicos.
    “Pena” significa, ora, “pena”, “castigo”, “punição”. Exemplo: “A pena do réu será de 10 anos de reclusão”.
    Fazer alguma coisa pode ser considerado uma pena, um castigo por causa do esforço necessário. Então “valer a pena” significa “valer o esforço” ou então, “dar um saldo positivo”/”dar lucro”/”dar resultado”.

    Unknown Unknown O.S.
  3. Só No Mundo Virtual outubro 28, 2009

    Curti!! Achei a egípcia mais criativa! huahuah
    Bjuxxxx!

    Unknown Unknown O.S.
  4. Joana outubro 27, 2009

    Achei mais interessante a versão egípcia, que serve inclusive de alerta para nós. Será que temos as nossas más ações mais leves que uma pena ??? De qualquer forma, parece que tudo que o defunto não tinha era repouso eterno, já que pesar o coração, ir para o inferno ou percorrer um mundo subterraneo cheio de perigos me soa bastante cansativo………..

    Unknown Unknown O.S.

Trackbacks

There are no trackbacks on this entry.

Deixe seu comentário

Required

Required

Optional

Leitores de feed