Skip to content

Como surgiu a expressão "vale a pena" ?

out 25 2009
Deixei uma mensagem mais cedo no meu twitter perguntando se o seriado THE BIG BANG THEORY valia a pena. Daí, parei pra refletir em qual a origem da expressão “vale a pena”, adoro saber essas coisas. Bom, uma das versões eu conhecia da revista Aventuras na História que leio desde seu lançamento e diz:

 

“Pena” vem do grego poiné, como era chamado o dinheiro dado por um matador aos parentes de sua vítima – um tipo de indenização da época. Na mitologia grega, Poiné era ainda a deusa responsável por impor o castigo, ou seja, a pena. Alguns historiadores usam “poinas”, assim mesmo, no plural, para descrever os espíritos que se vingavam de quem matasse pessoas. O equivalente em latim, poena, virou sinônimo de dor, sofrimento e tipos de punição aplicados por juizados civis. O termo originou dezenas de palavras em diferentes idiomas. Antigamente, na França, usava-se a expressão para se referir a alguém bem remunerado – fulano valia o trabalho, o sacrifício. Ou seja, valia a pena.

Outra vem da mitologia egípcia e é mais a minha cara…hehe.
Segundo O Livro dos Mortos, uma vez preparado o cadáver e depositado no sarcófago, fazia-se uma procissão rumo ao túmulo e chegando lá o sacerdote realizava o ritual de abrir a boca da múmia, para que ela (múmia) voltasse à vida. Todo o material funerário, juntamente com o sarcófago e as oferendas, era depositado no túmulo, que, a seguir, era selado para que nada perturbasse o eterno repouso do defunto. Assim, o morto iniciava um longo percurso pelo mundo Além-Túmulo.
Anúbis, levava-o perante Osíris, o qual juntamente com outros deuses, realizava a chamada psicostasia, em que o coração do defunto era pesado. Se as más ações fossem mais pesadas que uma pena de avestruz, o morto iria para o Inferno Egípcio. Se passasse satisfatoriamente por essa prova, podia percorrer o mundo subterrâneo, cheio de perigos, até o paraíso (Campos de Iaru).
Assim, sua vida tinha que ser vivida de forma a valer a pena na hora do julgamento final.

Comentários

  1. Rodney Ribeiro agosto 5, 2014

    Olá Carol. Parabéns pelo blog, muito legal. Super Interessante.
    Gostei da explicação egípcia, mas tenho a sensação de que no fundo as três buscam a mesma coisa… A evolução pelo sacrifício. kkkkkk
    Obrigado por proporcionar mais uma aprendizado.

    Google Chrome 36.0.1985.125 Windows 7
    Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/36.0.1985.125 Safari/537.36
    • Carol agosto 5, 2014

      Olá Rodney,
      Obrigada pela visita! Até me animei a voltar a postar curiosidades. :)
      Abraços!

      Google Chrome 36.0.1985.125 Windows 7
      Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; WOW64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/36.0.1985.125 Safari/537.36
  2. vivaldino maio 30, 2014

    Na mitologia grega havia duas montanhas e só poderia passar por entre elas, somente aquele que estava com o coração totalmente puro e que estava na hora certa de passar por elas. Um dos homens disse: Eu sei que o meu coração é puro, mas será que está na hora de passar.
    Então ele pegou um pombo e soltou para voar na direção das duas montanhas. E as montanhas se chocaram contra o pombo e arrancou uma pena do rabo dele. Qual é o momento certo para você tomar uma atitude certa, caso contrário não vai valer a pena.

    Google Chrome 35.0.1916.114 Windows 7
    Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/35.0.1916.114 Safari/537.36
    • Carol agosto 5, 2014

      Muito boa história!
      Obrigada pela visita e por mais informação. :)

      Google Chrome 36.0.1985.125 Windows 7
      Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; WOW64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/36.0.1985.125 Safari/537.36
  3. Marco Cruz fevereiro 29, 2012

    O significado de “valer a pena” é tão imediato, mas é muito curioso como as pessoas não conseguem vê-lo. É como aquelas figuras de dois significados usadas em testes psicológicos.
    “Pena” significa, ora, “pena”, “castigo”, “punição”. Exemplo: “A pena do réu será de 10 anos de reclusão”.
    Fazer alguma coisa pode ser considerado uma pena, um castigo por causa do esforço necessário. Então “valer a pena” significa “valer o esforço” ou então, “dar um saldo positivo”/”dar lucro”/”dar resultado”.

    Unknown Unknown O.S.
  4. Só No Mundo Virtual outubro 28, 2009

    Curti!! Achei a egípcia mais criativa! huahuah
    Bjuxxxx!

    Unknown Unknown O.S.
  5. Joana outubro 27, 2009

    Achei mais interessante a versão egípcia, que serve inclusive de alerta para nós. Será que temos as nossas más ações mais leves que uma pena ??? De qualquer forma, parece que tudo que o defunto não tinha era repouso eterno, já que pesar o coração, ir para o inferno ou percorrer um mundo subterraneo cheio de perigos me soa bastante cansativo………..

    Unknown Unknown O.S.

Trackbacks

There are no trackbacks on this entry.

Deixe seu comentário

Required

Required

Optional