Carol

Treinamento GTD

Desenvolvimento Pessoal, Destaque 7 Comments

Material do treinamento

No sábado, 21/11, tive a oportunidade de participar de uma turma aberta de treinamento GTD oferecida pela Call Daniel.

Consegui participar do treinamento aqui de Salvador através do trabalho. A turma daqui não foi grande, mas foi bem diversificada. Os participantes tinham variadas idades, carreiras e conhecimento do GTD.

O treinamento é realizado ao longo de um dia inteiro, com almoço incluído. Recebemos um material de apoio da Call Daniel, além da nova edição do livro do David Allen, pena que eu já tinha comprado o meu. Hehehe

O foco do treinamento é totalmente voltado para o Nível Ground do GTD, com exposição do método e aplicação prática. Nossa instrutora (Michelle) foi muito simpática e solícita, sempre tentando responder as dúvidas do grupo da melhor forma possível.

Foram apresentados os passos básicos do GTD (capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar) e trabalhados em sala os três primeiros deles. Foi aquela coisa de explicar a importância do calendário (agenda), das listas e da captura para então dar o ponta pé inicial no sistema.

GTD

A experiência foi bem interessante, mas infelizmente não atendeu minhas expectativas. Eu imaginei que poderia discutir e tirar dúvidas sobre a execução dos outros níveis, mas como eles não foram trabalhados, não tive essa oportunidade (isso deveria ficar mais claro na divulgação). Até conversei com a Michelle sobre outros treinamentos ou certificações, mas isso não existe para não-instrutores. 🙁

Do meu ponto de vista, esse tipo de treinamento é adequado para pessoas que não conhecem ou nunca implementaram o GTD. Pessoas que não querem (ou não podem) “gastar” tempo com estudos e leituras sobre o assunto. Nada do que foi apresentado, não pode ser achado na internet e em livros. Tudo que foi pedido em sala de aula eu já tinha pronto.

Por sinal, gostaria de registrar o meu MUITO OBRIGADO a Thais pelo trabalho maravilhoso que ela faz no blog dela. Com certeza é o melhor conteúdo sobre GTD, e suas possíveis aplicações práticas, que já encontrei em português. Além, claro, do grupo do Facebook que ela modera e é bem legal para encontrar outras abordagens e dúvidas.

No fim das contas, a experiência serviu para eu perceber que conheço bem o Nível Ground do método e que só vai depender de mim encontrar formas de me engajar mais nos outros níveis.

Vou investir mais em algumas leituras “motivacionais” (sim, sou dessas) e trabalhar mais a tendência que tenho de não priorizar projetos apenas meus, ou seja, projetos que se não forem executados, não atrapalham ninguém.

É bom perceber que estou no caminho certo!

assinatura

 

 

Related Posts

7 Comments

  • Thais on 10 de dezembro de 2015

    Oi Carol, tudo bem?

    Achei muto legal você ter postado. Queria que todo mundo que fizesse nossos cursos desse um feedback tão completo sobre o que fazemos. Nos ajudaria muuuito! Obrigada por isso, então.

    Acredito que tenha sido questão sim de alinhamento de expectativas e o Márcio já está ciente. O treinamento é baseado no modelo antigo da DAC (David Allen Company) que contempla o aprendizado e uso do GTD. Mesmo sendo um aprendizado teoricamente mais simples, você mesma diz que ainda não está tão habituada à revisão semanal, por exemplo, e isso ainda é do nível “Ground” – o aprendizado do curso. Sempre temos muita coisa a aprender a implementar mesmo nesse nível. Eu mesma, quando fiz o curso com o David em sala, saí cheia de ideias e entendimentos novos.

    Sabendo que as pessoas querem aprender sobre os outros níveis, o David Allen vem, nos últimos 3 anos, desenvolvendo um “formato definitivo” de cursos dividido em 3 módulos:

    Nível 1: GTD Fundamentals – os 5 passos
    Nível 2: Projects and priorities – projetos e áreas de foco
    Nível 3: Focus and direction – os outros horizontes

    Nós da Call Daniel estamos investindo nessas certificações e, em 2015, fomos para Amsterdam fazer as duas primeiras. A terceira sequer foi lançada pelo David (talvez venha em 2016). Estamos no processo de certificação da primeira ainda, fazendo cursos piloto, para só em 2016 entrarem na grade como curso oficial. Na sequência, faremos com o Nível 2 a mesma coisa.

    Tudo isso para dizer que 1) o David sabe que um curso só não poderia abrigar todo o conteúdo dos horizontes do GTD e 2) não vemos a hora de ter os 3 cursos novos na grade!

    Mesmo sendo o básico, é importante estar craque nele antes de seguir adiante. Muitas pessoas resolvem 90% dos seus problemas aplicando de verdade, com consistência, o nível básico do GTD – os 5 passos. Mesmo porque, sem isso, não temos nem tempo para pensar em horizontes mais elevados. O próprio David não se aprofunda muito nos outros horizontes no livro por achar de fundamental importância que o foco deva ser nesses horizontes mais “baixos”, que é onde a coisa toda acontece.

    Eu conversei com a Michelle sobre o curso e ela me falou sobre seu interesse na questão dos horizontes. É um nível bastante avançado do GTD (afinal, poucas pessoas já sabem qual seu propósito e coisas do tipo). Se você quiser conversar comigo sobre o assunto, também, fique à vontade. Me fale se tiver qualquer dúvida. Estou à disposição, junto com toda a equipe da Call Daniel.

    Obrigada mais uma vez.

    • Author
      Carol on 10 de dezembro de 2015

      Oi Thais,
      Obrigada pelo seu comentário e atenção!
      Com certeza sempre tem o que melhorar no nível ground, te acompanho há um tempão e vejo como é uma constante evolução usar o GTD. No treinamento consegui umas dicas e insights legais e comentei isso com a Michelle. O problema realmente foi essa questão das expectativas, se eu tivesse pagado do meu bolso provavelmente teria ficado um tanto chateada…hehehe.
      Quanto aos outros cursos da DAC , pelo o que eu tinha entendido eram cursos para os instrutores das franchising. Inclusive perguntei durante o treinamento e a informação era de que não chagaria para o público (mas não tinha certeza). Se realmente for possível fazer esse outros cursos no futuro, seria realmente ótimo!
      Estou aproveitando o fim de ano (clichê, eu sei 😛 ) para repassar meu sistema e estudar bastante. Provavelmente vou deixar uns comentários com dúvidas para vc!
      Bjos

      • Thais on 17 de dezembro de 2015

        Fique à vontade para me escrever sempre. No que eu puder ajudar, será um prazer. 🙂

        Os cursos vão entrar na grade sim. O que acontece é que os instrutores precisam ser certificados antes, por isso o curso abrirá primeiro para eles.

        Bjo

  • Camila on 1 de dezembro de 2015

    Ih Carol, então pelo visto foi mais do mesmo pra quem já lê bastante sobre o assunto.
    O ground tá tranquilo tbm, eu relaxo muito na revisão semanal. Isso me mata! Além de quase não estar engajando nas minhas coisas (tal como vc falou), tô deixando os meus projetos qse de lado. Não tô focando com o mesmo afinco em todos eles 🙁
    Adorei o post. Bom saber, afinal tbm estou (finalmente) lendo o livro hehe
    Um beijo!

    • Author
      Carol on 2 de dezembro de 2015

      Isso, Camila! A revisão semanal é primeira coisa que tenho que fazer direito. Tb relaxo muito!
      Está gostando do livro? É o 2015?
      Bjos

  • Reiner on 1 de dezembro de 2015

    Pena que não atendeu suas expectativas. Eu devo estar no nível ground mesmo do gtd, e para mim está bom assim, só falta eu usar mais o evernote para realizar as atividades.

    Thais é boa demais, já estou pegando algumas dica sobre limpeza da casa também heehhe

    • Author
      Carol on 2 de dezembro de 2015

      Não consigo dar conta de andar com todos os projetos só com o ground.
      Também pego muita dica boa com a Thais. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise aqui

Você também me encontra no…

Hoje é…

Estou lendo…

Cinema: Último filme visto

Arquivo

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: